O encontro está previsto para ser realizado na Sérvia, em 2025; discutirá o conceito de propriedade na História Social e nas Humanidades; e será coordenado por Alan Cardoso (Proprietas/Brasil) e Sebastián Martínez (UTP/ Proprietas/ Colômbia). Inscrições para apresentações no ST estão abertas até 31 de dezembro.
Ao ter a terra como foco central, o dossiê busca autores que proponham artigos que versam, a partir de uma perspectiva histórica e interdisciplinar, a relação entre o campesinato e a reforma agrária, das quais também se preocupam com a problemática que atinge não somente o território e seus grupos, como o meio ambiente.
O “Conversa com Proprietas” é um projeto de divulgação científica, publicado em nosso site do YouTube (@INCTPROPRIETAS), em que serão realizadas entrevistas abordando pesquisas, trajetórias acadêmicas e desafios pessoais na construção profissional de investigadores do Instituto.
O programa "Conversas de Arquivo: na oficina da História" tem como iniciativa convidar historiadores para um debate, tendo como eixo central a experiência de pesquisa em arquivos e seu impacto na escrita historiográfica.
Com o tema “Ditadura Empresarial-Militar e Justiça de Transição no Brasil: Povos Originários e Camponeses, Violência e Resistência”, evento ocorrerá entre os dias 04 e 06 de novembro de 2024.
Com versão beta em fase final de elaboração, aplicativo móvel financiado com recursos da FAPERJ busca recuperar o passado de patrimônios históricos da cidade de Niterói, ampliando a conexão entre a Universidade e a sociedade. Lançamento está previsto para o segundo semestre e avança na fronteira entre as áreas de tecnologia da informação, do designer e da História.
Após análise de quinze propostas submetidas e um trabalho em equipe realizado por mais de três meses, a Comissão Organizadora do Prêmio Capistrano de Abreu torna público o resultado emitido pelo Júri, sob a presidência do Dr. Ronaldo Vainfas. Após avaliação em duas etapas, o trabalho vencedor foi a tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), intitulada Sertão em movimento. Conexões, circulações e mobilidades nos sertões de Piranhas e Piancó da Capitania da Paraíba do Norte, de autoria de Yan Bezerra de Morais.
No passado mês de abril, o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), uma das principais instituições arquivistas do Brasil, completou 123 anos de existência. Fundado em 16 de abril de 1901, tombado em 1982, o APEP preserva mais de 4 milhões de documentos da região amazônica, datados desde o século XVII, abrangendo esferas administrativas, jurídicas, entre outras.
Evento será realizado entre 03 a 06 de setembro de 2024, em Joinville/SC, na Universidade da Região de Joinville (Univille), tendo como tema “História Oral: trajetórias, movimentos e perspectivas”.
Ocorrerá, entre os dias 27 e 28 de maio de 2024, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF), o Colóquio Mundos em Colisão: Representações, práticas e materialidade (XV - XIX). Será possível abordar, neste evento, os temas como ciência, cartografia, meio ambiente, cultura e natureza, colonialismos, dentre outros.
O Centro de Documentação Histórica da UEM (CDHI - UEM) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT - Proprietas) estão com edital aberto para seleção de 04 estudantes de graduação para bolsas de Iniciação Científica, no valor de R$ 700,00 reais.
Dossiê faz parte do debate propiciado pela Revista Ciencia Nueva, da Universidade Tecnológica de Pereira, Colômbia, parceira internacional do Proprietas. Periódico aceita artigos em português, inglês e espanhol.
Maiores informações podem ser consultadas no link desta notícia!
PROJETO: Os sertões do Ceará: violência e invenção proprietária nos séculos XVIII e XIX
Maiores informações podem ser consultadas na imagem.
PROJETO TEMÁTICO PATRIMÔNIOS FANTASMAS, AMNÉSIA SOCIAL E JOGOS DE MEMÓRIA: NITERÓI COMO LABORATÓRIO
SUB-PROJETO: Atualização de sistema de informação/app
Por Lucas Cardoso (Bolsista EXP-C/ CNPq)
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Proprietas (INCT Proprietas) possui projetos ao redor de vários estados do Brasil, contando com mais de 100 bolsistas ativos e atuando nas mais diversas frentes de pesquisa, fomentando o cenário científico nacional. Também estão ativas bolsas de ensino e pesquisa no exterior, com apoio da CAPES, FAPERJ e do CNPq.
Por Ana Luisa Rocha (Bolsista PDJ/CNPq/Proprietas)
O objetivo do encontro foi o estabelecimento de cooperação para a realização de pesquisa e digitalização de documentos do Acervo Palma Muniz, sob a guarda do IHGP.
Por Camila Leite (Bolsista EXP-C/CNPq/Proprietas)
Entre os dias 06 e 08 de março, em Fortaleza, integrantes do Proprietas participaram do VII Seminário Internacional História e Historiografia: Escrita da História e Políticas da Memória, que promoveu o debate sobre as novas abordagens na investigação dos historiadores a fim de ampliar o diálogo entre pesquisadores do campo da História. O evento discutiu questões e desafios que tem delineado o campo, buscando contribuir para a produção científica e investigação histórica.
PROJETO TEMÁTICO PATRIMÔNIOS FANTASMAS, AMNÉSIA SOCIAL E JOGOS DE MEMÓRIA: NITERÓI COMO LABORATÓRIO
SUB-PROJETO: PODCASTS
Por Camila Leite (Bolsista EXP-C/CNPq/Proprietas)
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) irá sediar o Seminário Internacional "1964 +60", que acontecerá de 18 a 22 de março de 2024 no 9º andar do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
Por Ana Luisa Rocha (Bolsista PDJ/CNPq/Proprietas)
Na última sexta-feira, dia 01, a Clínica MultiverCidades da Amazônia (PPGDDA/ICJ/UFPA) e o INCT Proprietas realizaram visita técnica ao arquivo fundiário do Instituto de Terras do Pará (ITERPA).
Reunião Temática proposta pelo INCT Proprietas está inserida no âmbito da V Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo do evento é subsidiar as reflexões sobre a História e seu impacto para a C&T, a partir da sua articulação com outros campos científicos e na discussão de uma metodologia que auxilie a atuação de comunidades tradicionais e pequenos posseiros em conflitos jurídicos.
Pesquisadores de diversas regiões se reunirão, no mês de abril, para o evento Direitos Locais no Mundo Ibero-Americano. A intenção é abrir o debate acerca das diferentes concepções do Direito no período moderno, mais especificamente nas diversas localidades da América e Península Ibéricas - essa última que, em particular, criou uma complexa rede de direitos desde o período Medieval.
Durante a última década, o INCT Proprietas avançou na elaboração de projetos e na criação de produtos com o objetivo de difundir a discussão central do instituto: a desnaturalização da propriedade em suas múltiplas dimensões. Para ter acesso ao vídeo, acesse o link abaixo.
Com o objetivo de trazer à luz a produção do conhecimento sobre as diversas experiências na formação histórica dos denominados sertões, em interface com o debate sobre as relações sociais de propriedade, o Proprietas decidiu pela criação do Prêmio Capistrano de Abreu, no ano em que se comemora os 170 anos de nascimento do intelectual cearense. Submissões podem ser realizadas até o dia 23 de março de 2024.