Av. Colombo, 5790 - Zona 7, Maringá - PR, 87020-900
O grupo de pesquisa existe desde 2009. Participa de projetos de pesquisa e de extensão e se insere em redes de pesquisas nacionais e internacionais. Realiza seminários de pesquisa mensais e anuais com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais desde 2010. Organiza formações para membros do grupo e para alunos e pesquisadores em geral. O grupo vem se dedicando nos últimos anos com um trabalho de tratamento e análise de fundos privados para disponibilizá-los ao público.
Departamento de Serviço Social. Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Vila dos Diretórios, casa 209 Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Cep: 22451-041
O Laboratório de Pesquisa em História Social - LABORE é um laboratório vinculado do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Reúne pesquisadores e estudantes que fazem parte de grupos de pesquisa relacionados à História Social.
A criação do Laboratório de Pesquisa em História Social é parte do trabalho desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Regional do Cariri, no sentido de incentivar a pesquisa acadêmica dos docentes e discentes, tanto da graduação como dos cursos de pós-graduação.
A Rede DATALUTA é uma articulação entre grupos de pesquisas dispersos por todo território brasileiro, que possuem um projeto em comum, neste caso é o projeto de DATALUTA - Banco de Dados das Lutas por Espaços e Territórios. Atualmente a Rede é constituída por treze grupos de pesquisas de universidades federais e estaduais de diversas unidades federativas.
O Centro de Documentação Regional (CDR) é um laboratório pertencente à Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O CDR nasceu na década de 1980 e vem colecionando, desde então, material documental e bibliográfico referente, especificamente, aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS
O Núcleo filia-se à linha de pesquisa "Economia, Espaço e Sociedade” do PPGH/UPF, trabalhando de forma privilegiada na interseção da pesquisa, ensino e extensão, uma vez que seus integrantes procuram enfatizar em seus estudos a relação entre à história agrária, história da agricultura, história ambiental, ocupação, apropriação e acesso à terra, conflitos fundiários, movimentos sociais, fronteiras agrárias e políticas, relações socioculturais, socioambientais e grupos sociais rurais.
BR 285 Km 292,7 | Campus I, Bairro São José | CEP 99052-900 | Passo Fundo/RS
O Núcleo de Pesquisa e Estudos em História, Trabalho e Educação (Nupeht) tem como objetivo desenvolver e divulgar estudos e pesquisas sobre o Estado de Rondônia e sobre a Amazônia, a partir de diferentes linguagens (fontes), fundamentalmente a partir de registros produzidos pela ditadura militar, no que se refere à Grilagem e aos conflitos agrários na região amazônica.
Criado em 2009, este Laboratório é constituído por pesquisadores cujas atividades se debruçam sobre diferentes enfoques acerca da sociedade escravista no Brasil e suas conexões com a Europa e África. A proposta é entender esta sociedade em seu caráter amplo, englobando os segmentos sociais formados por livres, libertos, indígenas e escravos - negros ou não. Questões como escravidão, mestiçagem, etnicidade, cidadania e liberdade, temas pertinentes à formação das nações americanas em um contexto da formação da nação são investigados no plano político, econômico, cultural e social.
Rua Marechal Deodoro, 211, bl. C, Niterói
Problematização das práticas e produções culturais, a reflexão sobre a produção de História Cultural, a pesquisa em torno das construções identitárias, étnicas e de migrações de grupos humanos
Rua Salvatore Renna, 875 - Santa Cruz, Guarapuava - PR, 85015-430. UNICENTRO, Campus Santa Cruz.
O Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.
No ano de 2002 foi criado o Grupo de Pesquisa em História Social. No ano de 2004, passamos a nos chamar Grupo de Pesquisa em História Regional.
No ano de 2011, fruto do aprofundamento da reflexão teórica de seus membros e do crescimento do grupo para além das fronteiras de origem, contando com pesquisadores de outras universidades brasileiras. Nossos princípios: autonomia intelectual, rigor científico, defesa da universidade pública e democrática e engajamento pela História.
Dois eixos articulam-se, sustentando sua identidade: a História Social e a História Ambiental, e é por meio dessa articulação que se expressam as preocupações com a análise dos fenômenos históricos, dando sentido à existência do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente.
O NEHSA é vinculado ao Laboratório de Pesquisa em História Social - LABORE, laboratório do Departamento de História da URCA.
O CEDOCC é um local de guarda permanente de documentos e um espaço para a pesquisa. Os eixos norteadores do trabalho com a documentação consistem em: levantamento de fontes, possibilidade de guarda no nosso acervo, trabalho com o material recebido, elaboração de catálogo/inventário da documentação, divulgação do acervo para o público pesquisador e a comunidade em geral.
Rua Coronel Antonio Luiz, 1161, Crato, Ceará.
Grupo de Estudo e Pesquisa vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará.
Av. da Universidade, 2762 - Benfica - CEP 60020-180 - Fortaleza – CE
A CIDHA, baseada em uma Universidade da região amazônica – Universidade Federal do Pará –, tem por objetivo geral promover a qualificação profissional e a prática em direitos humanos dos estudantes da Graduação e Pós-Graduação em Direito da UFPA.
A Companhia das Índias – Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna – é um instrumento de aproximação entre pesquisadores dedicados aos Tempos Modernos, não só da Universidade Federal Fluminense, mas também de outras instituições no Brasil e no exterior.
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 450 – 24210-380 – Niterói – Rio de Janeiro - Brasil
O NUPEP tem como objetivo o estudo, pesquisa e divulgação de aspectos pertinentes à discussão sobre a propriedade em suas variadas dimensões: a propriedade da terra, a propriedade urbana, a propriedade intelectual - envolvendo suas várias modalidades -, a propriedade industrial, os direitos autorais, aspectos econômicos e da produção de conhecimento que envolvam o conceito de propriedade, aspectos relacionados também ao patrimônio material e imaterial.
O universo de inspeção privilegiado pelo laboratório é aquele composto de um arquivo que não se resume ao universo burocrático dos textos oficiais, mas estendido aos textos literários, aos conhecimentos formais da disciplina histórica e suas necessárias relações com outros campos científicos, às memórias e narrativas de viajantes e personagens, às transformações do espaço e às intervenções na natureza promovidas pela ação humana.
Av. P H Rolfs - Campus Universitário, Viçosa - MG, 36570-900, Brasil
Este grupo de pesquisa, liderado pela Profa. Junia Ferreira Furtado, foi formado em 1997 com o intuito de reunir pesquisadores associados e orientandos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, para o desenvolvimento de pesquisas em História Moderna, séculos XV a XIX, abarcando o espaço geográfico do Atlântico, que abrange África, Europa e América Latina.
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais
Ao longo dessas três décadas, o POLIS vem renovando discussões e debates de temas clássicos da história econômico-social, bem como estimulando a pesquisa de novos temas e perspectivas a partir das lentes de uma historiografia crítica. Tal diversidade pode ser observada nos principais temas de investigação de seus pesquisadores, passando por: história urbana, portos e cidades portuárias; história agrária; relações Internacionais, guerras e imperialismo; movimentos sociais, ideologias políticas e pensamento social.
Rua Prof. Marcos Valdemar de Freitas Reis, s/n, Bloco O, sala 442. Campus do Gragoatá. São Domingos. Niterói - RJ. 24210-200
Amazônia, conflitos, impressa, terras, trabalho
O grupo desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no campo dos Estudos Africanos, Estudos Afro-Brasileiros, no campo cultural e das políticas públicas e na formação de professores em Educação Escolar Quilombola e Educação do Campo.
O Laboratório de Experimentação em História Social, LEHS, é uma iniciativa dedicada ao ensino, à pesquisa, à inovação metodológica. Os projetos que o LEHS desenvolve estão intimamente ligados à construção de bancos de dados e transcrição de documentos manuscritos, tendo em vista a consulta e disponibilização de informações relativas à história do Brasil. O objetivo do laboratório é levar aos alunos as problemáticas clássicas da história social (preocupação com a média duração, agentes, grupos sociais e processos de transformação social), juntamente com o aprendizado, discussão e experimentação de conceitos, problemas e tecnologia do século XXI.
BR 101 Campus Universitário. CCHLA, sala 122. UFRN
Laboratório de promoção de atividades multiprofissionais práticas, pesquisas e formação continuada de melhoria de políticas públicas de ordenamento territorial na Amazônia Legal, com vistas à concretização dos Direito Humanos e da justiça socioambiental, com ênfase no direito à moradia e às cidades, em conjunto com as instituições e populações beneficiárias.
UFPA Belém - espaço multiuso icj/UFPA
Grupo de Pesquisa destinado à relação entre as áreas de Antropologia, Direito e Geografia e comunidades tradicionais e movimentos sociais da Bahia.
O Centro de Documentação Regional (CDR) é um laboratório pertencente à Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O CDR possui um expressivo acervo, constituído por material documental e bibliográfico referente, especificamente, aos estudos regionais (abrangendo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, região Centro-Oeste e Bacia Platina).
FCH/UFGD - Unidade 2: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados/MS.
O acervo do Núcleo de Documentação Histórica vem sendo constituído, em sua maior parte, por documentação proveniente de doações de empresas estatais, de movimentos sociais e de particulares. Em mais de 30 anos de existência o Núcleo acumulou uma diversidade expressiva de fontes para a história local e regional, em diferentes suportes tais como documentação escrita, sonora, audiovisual, iconográfica e hemeroteca.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas - Av. Ranulpho Marques Leal, 3484 / CEP 79613-000
Trata-se de um Grupo de Pesquisa, registrado nos Diretórios do CNPQ, que reúne pesquisadores e estudantes de 10 Universidades e Instituições do Sul do Brasil, dedicados à pesquisa sobre a vida, a economia e a sociedade do planalto meridional brasileiro, região impactada pelo movimento social do Contestado e pela tradição do profetismo popular do Monge João Maria.
Departamento de História - CFH/UFSC
O Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista reúne professores e alunos do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, além de egressos do curso, alguns deles em fase de conclusão do mestrado e / ou doutorado. Agrega também pesquisadores de outras IES sediadas nos estados do Maranhão e do Piauí.
O Instituto de Estudos Medievais (IEM) é uma unidade de I&D classificada pela FCT com Excelente.
Colégio Almada Negreiros, Sala 320 Campus de Campolide 1099-032 Lisboa, Portugal
O NUPEP tem como objetivo o estudo, pesquisa e divulgação de aspectos pertinentes à discussão sobre a propriedade em suas variadas dimensões: a propriedade da terra, a propriedade urbana, a propriedade intelectual - envolvendo suas várias modalidades -, a propriedade industrial, os direitos autorais, aspectos econômicos e da produção de conhecimento que envolvam o conceito de propriedade, aspectos relacionados também ao Patrimônio material e imaterial. Também fazem parte dos estudos do núcleo aspectos relativos à inovação e modernização, sob a perspectiva da proteção às invenções, ao avanço tecnológico e o acesso elas. Desenvolve ainda pesquisas relacionadas à Propriedade, Intelectuais e Direitos coletivos.
Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, Quinto Andar, sala 2
Fundado em 2002, o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura integra quatro professores do Departamento de História e alunos de graduação e de pós-graduação.
Este grupo de pesquisa se articula em torno dos “mundos do trabalho” abrangendo as experiências dos trabalhadores, expressas na pluralidade de suas culturas, linguagens, tradições e identidades. Os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do grupo buscam repercutir tanto no ensino quanto nas atividades de extensão.
Centro de Filosofia e Ciências Humanas - Bloco D - Sala 310 Campus Universitário Trindade Florianópolis, SC, Brasil 88040-900
Núcleo de pesquisa vinculado ao Departamento de História da UFMS/ Campus Três Lagoas.