Por Ana Luisa Rocha (Bolsista PDJ/CNPq/Proprietas)
Na última sexta-feira, dia 01, a Clínica MultiverCidades da Amazônia (PPGDDA/ICJ/UFPA) e o INCT Proprietas realizaram visita técnica ao arquivo fundiário do Instituto de Terras do Pará (ITERPA).
A visita técnica insere-se nos debates do INCT Proprietas sobre a importância da História no desenvolvimento científico e tecnológico do país, com vista a aproximá-la de outros campos científicos. Ao mesmo tempo, a Clínica MultiverCidades reforça a importância das fontes documentais históricas nas práticas jurídicas e as potencialidades interventivas da aproximação do Direito com a História e demais campos científicos. Ressalta-se também, a iniciativa da presidência e da diretoria jurídica do ITERPA, Dr. Bruno Kono e Dra. Fernanda Sequeira, de aproximação com os debates científicos desenvolvidos na Universidade sobre a questão fundiária no Estado do Pará.
Estiveram presentes os integrantes da Rede do INCT Proprietas: Profa. Dra. Luly Fischer, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA/UFPA); Prof. Dr. Francivaldo Nunes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST/UFPA); Profa. Dra. Ana Luisa Rocha, bolsista de pós-Doutorado Júnior (CNPq/PPHIST/UFC) ; Josué Pamplona, historiador e bolsista da Clínica MultiverCidades. Participaram também : Fernanda Sequeira, Diretora Jurídica do ITERPA ; Igia Goes, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA).