Por Camila Leite (Bolsista EXP-C/CNPq/Proprietas)
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) irá sediar o Seminário Internacional "1964 +60", que acontecerá de 18 a 22 de março de 2024 no 9º andar do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
O Seminário Internacional "1964 +60" reúne especialistas para uma reflexão aprofundada sobre os impactos sociais, políticos e culturais ocorridos após o período da Ditadura Militar no Brasil. O evento foi pensado a partir de mesas-redondas e sessões especiais que abordarão diferentes aspectos acerca do regime militar e suas repercussões na sociedade brasileira contemporânea, com os assuntos que debatem acerca da Ditadura e o ensino de história, arquivos e memórias da ditadura, análise do papel dos trabalhadores e empresários durante o regime autoritário história e jornalismo durante o período, favelas e direitos humanos: permanências durante a ditadura, direitas ontem e hoje, carnaval e futebol na ditadura e na redemocratização, ditadura e povos originários, entre outros. O encontro também reserva espaço para uma análise para as transições democráticas na América Latina, explorando as semelhanças e diferenças entre os processos de redemocratização.
Dada a sua relevância e diversidade temática, pode-se afirmar que o evento será um espaço profícuo para a discussão acadêmica sobre um dos períodos históricos no Brasil, que até hoje influencia nos desbastes políticos e públicos, oferecendo uma oportunidade para a reflexão crítica sobre a ditadura no Brasil e os vestígios desse regime no Brasil de hoje.
Detalhes sobre as mesas e sessões podem ser acessadas no documento PDF divulgado pela Comissão Organizadora.