© 2012-2024 Proprietas
EVENTOS E NOTÍCIAS

Após análise de quinze propostas submetidas e um trabalho em equipe realizado por mais de três meses, a Comissão Organizadora do Prêmio Capistrano de Abreu torna público o resultado emitido pelo Júri, sob a presidência do Dr. Ronaldo Vainfas. Após avaliação em duas etapas, o trabalho vencedor foi a tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), intitulada Sertão em movimento. Conexões, circulações e mobilidades nos sertões de Piranhas e Piancó da Capitania da Paraíba do Norte, de autoria de Yan Bezerra de Morais.

22/07/2024

O Prêmio Capistrano de Abreu, promovido pelo INCT Proprietas, tem o objetivo de trazer à luz a produção do conhecimento sobre as diversas experiências na formação histórica dos denominados sertões, em interface com o debate sobre as relações sociais de propriedade. Foram inscritos, neste ano, um total de quinze trabalhos que concorreram à premiação. Após avaliação em duas etapas, o trabalho vencedor foi a tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), intitulada Sertão em movimento. Conexões, circulações e mobilidades nos sertões de Piranhas e Piancó da Capitania da Paraíba do Norte, de autoria de Yan Bezerra de Morais.

Foram também selecionados, em segundo e terceiro lugares, respectivamente, os trabalhos Quando a aldeia se torna vila. O processo de secularização da Missão de Trocano no rio Madeira, sertões do Estado do Grão-Pará e Maranhão (1730-1790), oriunda da dissertação de mestrado de Marcela Gomes Fonseca, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e “Indesejáveis necessários”. Os ciganos degredados no Rio de janeiro setecentista, como resultado da tese de doutoramento de Natally Chris da Rocha Menini, sustentada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Conforme estabelecido em edital, o premiado será contemplado com a publicação de seu livro em formato físico e digital, pela Editora Proprietas. Os segundo e terceiros lugares receberão menção honrosa pelos trabalhos submetidos.

A Comissão Julgadora do Prêmio foi composta por pesquisadores nacionais e estrangeiros, conforme divulgado em chamada pública:

Dr. Ronaldo Vainfas (Presidente)

Dr. Frederico de Castro Neves

Dr. Durval Muniz

Dr.a. Monica Ribeiro

Dr. Hal Langfur

Dr.a. Ana Sara Cortez Irffi

Dr.a. Ana Isabel Reis

Dr. Darlan Reis

Dr. Francivaldo Alves Nunes

Dr. Márcio Both da Silva

Dr. Marcos Nestor Stein

Dr.a. Mariana Esteves de Oliveira

Os organizadores do Prêmio Capistrano de Abreu renovam seus votos de agradecimento aos candidatos, aos membros do júri e às instituições e órgãos de fomento que respaldaram este projeto do INCT Proprietas.