© 2012-2024 Proprietas
EVENTOS E NOTÍCIAS

No passado mês de abril, o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), uma das principais instituições arquivistas do Brasil, completou 123 anos de existência. Fundado em 16 de abril de 1901, tombado em 1982, o APEP preserva mais de 4 milhões de documentos da região amazônica, datados desde o século XVII, abrangendo esferas administrativas, jurídicas, entre outras.

27/05/2024

O APEP representa o maior patrimônio histórico documental da Amazônia, tendo documentos que passam pelos períodos históricos do Brasil em sua fase colonial, imperial e republicana. A instituição é reconhecida principalmente como referência documental da história do período colonial na região amazônica, abrangendo boa parte da chamada Amazônia Legal. É importante ressaltar sua grande contribuição em relação à documentos do período republicano, auxiliando inclusive à pesquisas acerca dos acontecimentos da ditadura no norte do país.

Em comemoração ao seu 123º aniversário, a APEP, como tem feito nos últimos anos, realizou uma programação de eventos durante todo o mês de abril. Iniciando no domingo (14/04) com o “Domingo da Memória”, uma amostra de documentos históricos com  a mediação dos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), discentes dos cursos de história e arqueologia. Mas não foi só isso. A comemoração contou com a participação do professor doutor Thiago Broni (UFPA), pesquisador associado ao Proprietas, realizando uma palestra sobre “Os 60 anos do golpe civil-militar de 1964 e os conflitos agrários na Amazônia”, abordando as documentações históricas da instituição, sobre este período. É notável a importância de uma instituição como o APEP, em esfera histórica, educativa e social, suas contribuições para a sociedade e para a pesquisa histórica são de muito valor. Tais comemorações apenas demonstram ainda mais o potencial da instituição para com o fazer histórico e a salvaguarda dos documentos.Sempre inovando nas temáticas nos últimos anos, foram também abordados temas como: "Educação no Pará: história, significação e memória na documentação do Arquivo Público" e “Da justiça de transição à justiça social: Comissões da verdade e contribuições para além da defesa dos direitos humanos”.


Visite a sede do Arquivo Público do Estado do Pará e confira suas ações e atividades.