• 16 de março de 2019

“HISTÓRIA EM RODA VIVA” RECEBE A PROF. JUNIA FURTADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)

A próxima edição do “História em Roda Viva”, debate promovido pelo Proprietas, contará com a presença de Junia Furtado, professora de história da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora associada ao instituto. O evento acontecerá no dia 10 de abril, às 14h, no auditório do bloco O do Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Intitulado “Trajetórias e reflexões originais”, o debate faz parte de uma série de encontros que busca discutir o tema propriedade, eixo central do Proprietas. Nessa proposta, cada debate é concebido a partir das investigações em curso do convidado, que é incentivado a refletir sobre a construção histórica da noção de propriedade. Após expor os pontos de interesse de sua pesquisa atual, abre-se a discussão com os demais pesquisadores que compõem a mesa redonda, a saber: Márcia Motta, Lorelai Kury, Eliana Dutra, Iris Kantor e Heloisa Gesteira. Posteriormente, a plateia poderá participar ativamente do debate, colocando suas perguntas, possibilitando a interação e troca mais efetiva do conhecimento. Para participar como ouvinte, é necessário realizar a inscrição no seguinte link:
https://docs.google.com/forms/d/1p0YAzoM9L2iIzICFNuQ2oePdB9ut8BzYY2rieN3xz-I/edit

Mini bio de Junia Furtado:
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade de Princeton, na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales/Sorbonne/França e no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Foi professora visitante em Princeton University e na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales/Sorbonne/França. Recebeu, em 2012, a Cátedra Joaquim Nabuco da Universidade de Stanford, onde foi pesquisadora visitante. É professora titular livre, em História Moderna, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, participa, como voluntária, do corpo permanente do Programa de Pós-graduação de História – UFMG. É pesquisadora Associada do CHAM/ Universidade Nova de Lisboa e do Proprietas, participando do projeto internacional “História Social das Propriedades e Direitos de Acesso”.

 

Facebook
Twitter
Follow by Email