História em Roda Viva é uma série de debates, a partir da temática da Propriedade; eixo central do INCT Proprietas.
Cada evento é alinhavado a partir das investigações em curso do convidado que é instigado a refletir sobre a construção histórica da noção de propriedade;

Esse convidado exporá sua pesquisa e, em seguida, será aberto o debate para outros quatro expoentes compostos por pesquisadores do INCT Proprietas; gerando assim uma espécie de mesa redonda.

Com intuito de compartilhar e reforçar a rede de conhecimento acerca da temática do INCT Proprietas, o História em Roda Viva é um evento feito por todos e para todos, efetivamente coletivo e imperdível.

Estamos em nossa segunda edição e teremos a honra de receber como convidada a Professora Doutora Laura de Mello e Souza, que terá como título de seu debate: « Os Desclassificados do Ouro: Trajetória e Autoria na Obra de Laura de Mello e Souza (USP/SORBONNE) ».

Laura de Mello e Souza
Nasceu e estudou em São Paulo, foi docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo desde 1983, encontrando-se aposentada desde agosto de 2014. Desde setembro de 2014, ocupa a cátedra de História do Brasil na Universidade de Paris IV – Sorbonne. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre-Docência em História Moderna pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente redige pesquisa sobre as migrações de três cortes europeias durante o período de expansão napoleônica. Desde setembro de 2014, passou a orientar pesquisas em nível de Master 1, Master 2 e Doutorado junto à Ecole Doctorale da Universidade de Paris IV-Sorbonne.

Proprietas