Proprietas repudia os cortes orçamentários do Governo Federal em investimentos em pesquisa no país

Como é de amplo conhecimento de todos, a ciência brasileira vêm enfrentando uma grave situação, que coloca em risco o futuro de pesquisas importantes para o desenvolvimento do país. As principais agências de fomento à ciência, Capes e CNPq, sofreram drásticos cortes de orçamento ao longo do ano, o que levou a primeira a cancelar a renovação de bolsas de pesquisa e a segunda a anunciar a possibilidade de não pagamento dos bolsistas nos últimos meses do ano*. O Proprietas repudia a atual situação orçamentária que se encontra o campo da pesquisa no Brasil e afirma o seu compromisso com a valorização da ciência em meio a um contexto de ameaças e incertezas.

Desde a sua criação, em 2014, o Proprietas conta com investimento público para a realização de suas atividades, fazendo parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, os INCTs. Os institutos de pesquisa titulares do selo INCT do Governo Federal tem a oportunidade de estimular o desenvolvimento dos padrões de excelência e produtividade da ciência e tecnologia brasileiras. A partir de então, o Proprietas produziu e apoiou eventos científicos e de divulgação científica, entre eles colóquios, mesas-redondas, ciclo de debates, laboratórios de criação. Publicou livros, promoveu a participação de mais de sessenta pesquisadores em eventos científicos nacionais e internacionais, criou o Pré-vestibular social Yedda Linhares, que possibilita a preparação de cerca de cinquenta alunos de baixa renda para as provas do Enem. Por fim e não menos importante, o instituto formou e capacitou uma equipe com dez funcionários, profissionais de diferentes áreas, como produção cultural, design gráfico, comunicação social, editoração, turismo, administração, museologia, entre outros.

Por todos os motivos acima mencionados, o Proprietas encara como urgente a reavaliação da previsão orçamentária das pastas de ciência e educação no Brasil.

*Sobre a atual situação dos bolsistas do CNPq: